quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Região deve instalar mais 260 câmeras

As prefeituras de São Caetano e de São Bernardo pretendem instalar 260 câmeras de videomonitoramento no próximo ano. Santo André - que conta com 22 equipamentos, sendo 10 de segurança e os demais para o controle do trânsito - estuda ampliar a sua área de atuação.

Os municípios de Ribeirão Pires e de Rio Grande da Serra não têm câmeras de segurança, mas informaram que estão em fase de estudos para ter os aparelhos de proteção. Mauá não respondeu ao Diário. Diadema, já conta com 51 equipamentos instalados e pretende contar com 62 até sexta-feira.

Em São Caetano, já foram adquiridas 60 câmeras. A Prefeitura informou, por nota, que já tem dois equipamentos que monitoram o trânsito e outros 16 de segurança, que são controlados pela Polícia Militar.

Os locais de instalação dos novos equipamentos ainda não foram definidos, segundo a nota. O município está finalizando um estudo técnico para definir os melhores pontos para receberem as câmeras.

A administração de São Bernardo também está com licitação aberta para instalação de uma central de monitoramento e compra de dez câmeras de vigilância. A previsão é que sejam gastos R$ 800 mil no projeto.

A verba foi liberada por meio do convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, através do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública de Cidadania).

"Pretendemos instalar 200 câmeras até o final de 2010. Todas as escolas municipais vão receber uma. A ideia é reduzir os crimes nas imediações", diz Benedito Domingos Mariano, comandante da Guarda Civil Metropolitana de São Bernardo.

Rádios das GCMs estarão integrados a partir de 2010

A comunicação integrada por rádios entre as guardas civis metropolitanas de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul e a Defesa Civil de Rio Grande da Serra vai começar a funcionar entre janeiro e fevereiro de 2010.

Isso é o que prevê o coordenador da Câmara Setorial de Segurança do Consórcio Intermunicipal do ABC, Benedito Domingos Mariano, que também é Comandante do GCM de São Bernardo.

As guardas vão receber 50 rádios comunicadores e cinco computadores, além da instalação de antenas repetidoras pelas regiões, por meio do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).

"Esse é o primeiro passo para integração da segurança regional. A comunicação é importante porque o crime migra e isso facilitará a ação das guardas", comenta José Francisco Alves, Secretário de Defesa Social de Diadema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário