sábado, 21 de novembro de 2009

Diadema lança 8ª Campanha do Desarmamento Infantil


A atividade deste ano conta com peça teatral apresentado nas escolas de ensino público

Para conscientizar as crianças desde cedo e difundir a cultura da paz, a Prefeitura lançou nesta quinta-feira (19/11) a 8ª Campanha do Desarmamento Infantil. O evento ocorreu na Escola Municipal Dr. Átila Ferreira Vaz, e contou com a presença do secretário de assistência social da cidade, José Franscisco Alves.

Durante o evento, foi anunciada uma caminhada da Guarda Civil Municipal e jovens do projeto Adolescente Aprendiz, que percorrerão, inicialmente, dez escolas da rede municipal com atividades educativas e de prevenção à violência. “A novidade deste ano é o espetáculo teatral 'Arma não é brinquedo', que os jovens do Adolescente Aprendiz prepararam especialmente para apresentar nas escolas”, afirmou Alves.

“Os personagens do teatro são extraterrestres, árvores, o tempo, assaltantes e uma vítima com o objetivo de mostrar o perigo de uma arma na sociedade, além de transmitir uma série de importantes lições de cidadania”, completou o secretário.

Brinquedos que incentivam a violência, como objetos semelhantes a armas de fogo e branca (facas, espadas e estilingues), podem ser entregues voluntariamente nas escolas e na sede da GCM. A campanha segue até 4 de dezembro

Desarmamento infantil - Em sete edições da campanha, cerca de 16 mil armas de brinquedo e 80 mil desenhos temáticos foram entregues pelas crianças. Uma equipe de guardas desenvolve atividades recreativas e temáticas em que abordam o risco das armas e apresentam brinquedos e brincadeiras alternativas para as crianças.

As armas de brinquedo resultaram em 3 mil quilos de plástico encaminhados ao Programa Vida Limpa, que realiza a coleta seletiva de resíduos recicláveis por meio de grupos organizados de catadores com objetivo de geração de trabalho e renda, diminuição da destinação final de resíduos sólidos para aterro e preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário