sábado, 7 de novembro de 2009

Guarda Civil Municipal completa 10 anos de atuação na comunidade


Uma das responsáveis pela redução da violência e por ações preventivas na área da segurança, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema completa dez anos de atuação com um evento comemorativo no auditório da Fundação Florestan Fernandes na segunda-feira, dia 09 de novembro, das 9h às 17h30, com a presença de autoridades municipais e do Governo Federal.



Das 9h às 12h, será realizado um debate sobre a regulamentação das guardas municipais, com o secretário de Defesa Social de Diadema, a coordenadora geral da 1ª Conseg (Conferência Nacional de Segurança Pública), o comandante da GCM de São Bernardo do Campo e o presidente do Conselho Nacional das Guardas e comandante da GCM de Osasco.

A regulamentação tem o objetivo de definir as atribuições constitucionais e garantir direitos aos guardas municipais. Foi uma das diretrizes eleitas na 1ª Conseg, realizada em agosto deste ano, e que servirá de base para definição de políticas públicas na área. Das 14h às 17h30, será realizado o 1º Fórum Regional de Guardas Ambientais com o tema ‘Educação Ambiental e Sustentabilidade’.



Haverá palestras do secretário de Meio Ambiente de Diadema e do subcomandante de Poá. O projeto para implantação da Guarda Civil Municipal Ambiental está em andamento no município. Guardas passarão por treinamento e qualificação para atuar em áreas de mananciais e em apoio aos fiscais da Secretaria do Meio Ambiente.



GCM – Criada em 12 de novembro de 1999 pela lei municipal 100/99, a GCM de Diadema, da Secretaria de Defesa Social, conta com efetivo de 206 guardas que colaboram para a prevenção da criminalidade com atuação diversificada e cidadã.


Um dos destaques da guarda é o currículo de formação com 38 cursos, entre Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente, Cultura da Paz, Mediação de Conflitos, Direito Penal. Diadema conta com uma GCM armada, que tem realizado flagrantes e auxiliado a redução de criminalidade. A guarda tem como função proteger o patrimônio, bens e instalações públicas.



O programa Anjos do Quarteirão da GCM adotou a ideia de polícia comunitária, com duplas de guardas que fazem rondas a pé, de bicicletas, motos e viaturas pelos bairros da cidade. O projeto aproxima a guarda da comunidade e inibe ocorrências criminais.



A GCM atua em programas de prevenção com o Clubinho de Férias, desarmamento infantil e real, videomonitoramento de câmeras e alarmes, ronda escolar, fiscalização de trânsito, mapeamento da criminalidade, além de operações integradas com as polícias Civil e Militar, fiscalização da Lei de Fechamento de Bares pelo programa Diadema Legal, canil da GCM, entre outras atribuições.



Com as políticas públicas implantadas em Diadema, o município registrou redução de 78,07% no período de 1999 a 2008. Em números absolutos, o ano de 1999 registrou o maior pico de violência, com 374 mortes. Em contrapartida, em 2008, foram 82 casos, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo.


Serviço:

Aniversário de 10 anos da GCM

Dia 09 de novembro, das 9h às 17h30

Local: Anfiteatro da Fundação Florestan Fernandes – Alameda da Saudade, 186.

Nenhum comentário:

Postar um comentário