sábado, 14 de maio de 2011

Novo estatuto vai reger GCM de São Caetano

Uma das principais reivindicações da GCM (Guarda Civil Municipal) teve crivo favorável ontem, em primeira votação, na Câmara de São Caetano: novo estatuto, proposto pelo Executivo. A propositura visa adequar regras da corporação que haviam sido estipuladas em 2000 na gestão Luiz Tortorello, período anterior à reforma administrativa. Promovida no fim de 2008 pelo atual prefeito José Auricchio Júnior (PTB), a mudança oficializou a criação da Secretaria de Segurança Pública.
Entre as alterações, a formalização da figura do corregedor - ainda não há definição de nome para assumir o posto -, processo disciplinar, promoções internas horizontais na carreira, além de apoio social e psicológico por meio de Divisão Assistencial. Outro benefício concedido versa sobre suporte jurídico, administrativo e médico aos profissionais. A Divisão Administrativa vai controlar a distribuição de equipamentos, viaturas e coordenar a utilização e manutenção do armamento e instalações.
A nova estrutura estará subordinada, a partir de sancionada, à Pasta de Segurança, uma vez que até hoje a GCM era ligada diretamente ao Gabinete do prefeito. "Será realizado aperfeiçoamento das regras, corrigindo alguns problemas. Sobretudo, a organização de funções, instituindo formas de promoção como instrumento para planejar a carreira", disse o secretário de Segurança, Moacyr Rodrigues.
O estatuto também propõe Regime Disciplinar para complementar outros órgãos internos de sindicância, como ouvidoria específica, colocando deveres e responsabilidades, bem como regulamentos para aplicação de penalidades. Haverá ainda comissão permanente de avaliação quadrimestral com relação à assiduidade, disciplina, idoneidade moral, iniciativa, zelo profissional, integração e respeito aos direitos humanos.
Para a reestruturação da corporação, a Prefeitura vai realizar concurso público para a contratação de 87 novos guardas, que conta hoje com 480 homens, divididos em quatro classes e salários distintos: inspetor, GCM de 1ª, 2ª e 3ª classes. "Estamos autorizados a promover o processo. O edital deve sair dentro de 20 dias. Fora isso, estão sendo promovidos aproximadamente 27 guardas", defende Moacyr.
A Prefeitura inaugurou neste ano o Gabinete de Gestão Integrada e implantou a Central de Inteligência.

DEMAIS PROJETOS
Outros projetos apreciados pelos pares condizem com a autorização de concessão de abono a 3.000 educadores e gratificação para 65 diretores de escola - o que corresponde a cerca de R$ 13 milhões em benefícios -, além da ratificação da emenda à LOM (Lei Orgânica do Município) em que ficou determinado que a partir de 2013 o Legislativo abrigará 19 cadeiras. Atualmente, há 12 vagas legislativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário