domingo, 15 de maio de 2011

Guarda de Paulinia recebe equipamento não letal



Equipamento será usado pela Guarda Municipal

Policiais contam agora com gás de pimenta, balas de borracha e granadas de efeito moral
A Guarda Municipal de Paulínia recebeu semana passada um carregamento de munição não letal, que permite a aplicação gradual de força, de acordo com a situação específica, permitindo aos guardas municipais agirem de forma equilibrada diante da necessidade de impor o respeito à Lei.

Granadas de efeito moral, gás de pimenta, espargidor de espuma e bala de borracha agora fazem parte do arsenal da Guarda Municipal. As granadas são usadas em caso de tumultos e aglomeração descontrolada, seu efeito forma uma cortina de fumaça, e o uso dela é para dispersar aglomeramentos, ou é usada em deslocamento, treinamento de tropas ou defesa passiva de veículos militares e policiais. No uso individual, serve para contenção de elementos violentos.

O gás de pimenta é autorizado contra indivíduos violentos e agressivos. O espargidor de espuma é semelhante ao gás de pimenta, mas tem efeito de duração menor e é de utilização individual. A bala de borracha poderá ser usada nas mesmas armas de munição letal desde que tenha o mesmo calibre.

“A expectativa de enfrentamento da Guarda Municipal aumentou, antes os GMs não tinham essas ferramentas, tinham que usar uma arma letal. A bala de borracha traz efeito psicológico de abater a resistência do agressor, eficiente na intimidação contra indivíduos isolados ou em grupos, por meio do efeito impactante dos projéteis de borracha. Cada viatura receberá maletas com um kit contendo todas as munições, e em uma ação de violência poderão utilizar deste material para conter um agressor e não uma arma letal. Todos os profissionais estão aptos para usarem o armamento”, explica o secretário de Segurança Pública, Ronaldo Pontes Furtado.

A disponibilidade de equipamentos e munições não letais para um órgão policial não é um simples fator de escolha. É uma necessidade. O militar precisa possuir opções para poder empregar em determinados tipos de situação, se possuir apenas arma de fogo, certamente fará uso dela em todas as situações que encontrar pela frente, muitas vezes com resultados até mesmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário