domingo, 15 de maio de 2011

GCMS SÃO TREINADOS PARA USO DE ARMAS NÃO LETAIS



Guardas municipais de Diadema iniciam nesta segunda-feira (16/05) treinamento para o uso de arma não letal (Taser). O treinamento será dado por integrantes da Força Nacional, do Ministério da Justiça. As 25 armas foram doadas pelo Ministério, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e entregues pela secretária titular da Pasta, Regina Miki, em cerimônia realizada no último dia 26 de abril. A Guarda Civil Municipal de Diadema é a primeira da Região a utilizar esse tipo de equipamento.

Os 52 GCMs que receberão treinamento serão divididos em dois grupos de 26 componentes cada um. O primeiro grupo receberá as instruções teóricas e práticas, respectivamente, dias 16 e 17 (segunda e terça-feiras), das 8h às 18h; da mesma forma e no mesmo horário, o segundo grupo terá aulas nos dias 18 e 19 (quarta e quinta-feiras).

Além do aspecto não letal, a tecnologia presente no armamento garante situações de segurança no manuseio e no controle adequado de seu uso pelo agente policial. Os critérios definidos para a escolha dos guardas que receberão o treinamento são, especialmente, aqueles habilitados para uso de arma de fogo e os classificados no concurso interno para Classe Distinta, cujas novas divisas foram entregues no último dia 6.

Os equipamentos são de choque elétrico, que imobilizam o agressor, e serão utilizados como reforço no combate ao crime com preservação da vida. Como exemplo de uso das armas está a sua utilização na Operação Integrada de Fiscalização, que acontece todos os finais de semana em diversos pontos da cidade com a participação de fiscais da Prefeitura, GCMs e policias Militar e Civil.

Homicídio zero - Diadema não teve registro de homicídios em abril, segundo o Mapeamento da Criminalidade referente ao primeiro quadrimestre do ano, elaborado pelo Observatório Municipal de Segurança, com base nos Boletins de Ocorrência da Polícia Civil. Comparado ao mesmo período de 2010, os homicídios tiveram queda recorde de 64,29%. Em relação a 2002, a redução é histórica: 87,34%.

Esta é a primeira vez, desde que teve início o levantamento, que não há registro de homicídio durante todo o mês em Diadema. Ainda de acordo com o mapa, com exceção do item “roubo”, todos os demais tiveram redução no primeiro quadrimestre de 2011, comparado com o mesmo período de 2010. O comparativo revela que as tentativas de homicídio reduziram 37,84%; os atos infracionais, 2,47%, os furtos, 2,07%; e a violência doméstica, 0,57%. Os roubos aumentaram 12,93%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário