domingo, 13 de fevereiro de 2011

Guarda Municipal de Cosmópolis recebe do BOPE/RJ treinamento inédito no Brasil

Pela primeira vez no Brasil homens da corporação de uma Guarda Municipal receberão treinamento especializado por instrutores do BOPE/RJ – Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro.

Durante os dias 24, 25 e 26 de janeiro, 25 homens que compõe a Guarda Municipal de Cosmópolis, comandada pelo Secretário de Segurança Carlos Alexandre Braga, vão participar da primeira turma do DRACO BRASIL – Doutrinas de Resgate e Ações de Combate. Trata-se de um treinamento técnico operacional direcionado aos grupos que operam em áreas de risco.

A idéia inicial é que todos os 83 homens que fazem parte do contingente da GM Cosmópolis sejam qualificados com este treinamento que será dividido em várias turmas.

Nesta primeira etapa o treinamento será feito na cidade de Araras, em um local apropriado a este tipo de treinamento (Zorzo Paintball) já que existem alojamentos para os treinandos, stands de tiro e locações que simulam local a ser invadido pelo grupamento.

O objetivo do curso é preparar o batalhão da Guarda Municipal para tornar mais eficiente seu nível de resposta e reduzir os riscos, aplicando o uso seletivo da força durante as ações táticas.

Alguns dos principais itens de conteúdo do curso são: Técnicas de progressão em áreas de risco, transposição de obstáculos, utilização de proteção em área urbana, a formação tática da equipe, utilização de área de observação, técnicas de infiltração e confronto simulado.

Graças a este tipo de preocupação da administração de Cosmópolis tem aumentado o número de ocorrências nos últimos meses. A forte atuação da Guarda Municipal propiciou 42 prisões em flagrante sendo 36 com flagrante apenas no segundo semestre de 2011. Foram ainda 34 apreensões (entre elas 100 máquinas caça-níqueis), 12 prisões por porte de entorpecentes e 12 por tráfico de drogas.

Os índices de criminalidade vem sendo reduzidos, principalmente roubo e furto.

O trabalho preventivo e a adesão da comunidade através do disque denúncia recentemente criado fortaleceu a elevação do índice de prisões e apreensões.
OBS: Os instrutores do curso serão os Cabos Marcelo Clayton dos Anjos e Wilson Bonfim de Freitas Santos. Ambos participaram da invasão recente no Morro do Alemão e estão em foto anexa dentro do blindado M113 da marinha, minutos antes da investida no morro do Cruzeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário