sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Mais 33 municípios aderem ao Pronasci

16/12/2009 - 19:37h




Brasília, 16/12/2009 (MJ) – O ministro da Justiça, Tarso Genro, assinou nesta quarta-feira (16), convênio com prefeitos de 33 municípios de diversos estados brasileiros que farão parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

De acordo com o ministro da Justiça, Tarso Genro, com as novas adesões o Pronasci passa a contar com 145 municípios integrados ao programa, que visa um novo modelo de segurança pública no país, por meio de projetos sociais e de prevenção à criminalidade.

“A visão que se tem da segurança pública no país é a de que o policial tem que entrar, bater, matar e sair. Isso não é projeto de segurança pública, é uma declaração de barbárie. Com o Pronasci, o policial entra e fica, conhece a comunidade e é treinado para isso”, expôs o ministro.

Para o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, a segurança é um direito natural do ser humano, assim como o direito à vida, à liberdade e à propriedade. “É um desafio para nós governantes garantir esses direitos em um país com 160 milhões de habitantes, sendo quase 40 milhões de jovens na faixa etária de 18 a 24 anos. Mas temos que apresentar soluções e o Pronasci pode tornar isso possível”, disse o prefeito.

As cerimônias de assinatura com nove municípios de Goiás ocorreram na manhã desta quarta-feira (16). Em Goiânia, o ministro assinou convênios com a capital goiana, Trindade e Senador Canedo. Já em Anápolis participaram do evento o prefeitos do município e autoridades de Itumbiara, Porangatu, Inhumas, Rio Verde e Catalão.

À tarde, em Brasília, outros 24 prefeitos participaram do evento de assinatura do convênio de adesão com o ministro.

A partir desses convênios, as cidades poderão escolher quais projetos preventivos de segurança pública do Pronasci se adequam à sua realidade. O total de recursos destinados a cada município dependerá das propostas apresentadas.

Segurança com Cidadania

Diferente de outros programas de segurança pública, o Pronasci prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência sem abrir mão da repressão para enfrentar a criminalidade. São mais de 90 ações preventivas e repressivas que integram a União, estados, municípios e diversos setores da sociedade.

O público-alvo são jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, presos e os que já cumpriram pena. Atualmente, são integrantes do Pronasci 145 municípios, 21 estados e o Distrito Federal.

Confira os novos municípios Pronasci

Capitais:
Cuiabá (MT)
Palmas (TO)
Natal (RN)
Goiânia (GO)

Demais cidades:
AL - Marechal Deodoro
BA – Juazeiro
GO – Trindade, Senador Canedo, Anápolis, Itumbiara, Porangatu, Inhumas, Rio Verde e Catalão.
MT – Paranatinga e Rondonópolis
MG - Governador Valadares e Montes Claros
PR - Cascavel, Fazenda Rio Grande, Maringá e Ponta Grossa
PA – Castanhal
PE – Camaragibe
RJ – Marica
SP - São Carlos, Carapicuíba, Suzano, Estância Hidromineral de Poá, Guarujá, Sumaré, Guararema e Itaquaquecetuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário