sábado, 23 de julho de 2011

Guarda Civil Municipal da Praia Grande agora conta com acesso ao INFOSEG




Praia Grande conta, desde segunda-feira (18), com mais uma ferramenta no auxilio as questões de segurança pública: o acesso à Rede INFOSEG - Rede Nacional de Integração de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização. Através de convênio firmado entre o Ministério da Justiça e a Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Assuntos de Segurança Pública, a Guarda Civil Municipal tem autorização para acessar dados de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização por meio da internet, utilizando um Índice Nacional, que possibilita acessar dados básicos de indivíduos, armas de fogo, veículos, condutores, CPF e CNPJ.

O detalhamento das informações é acessado, a partir de uma consulta inicial ao Índice, diretamente nas bases de sua origem, mantendo a autonomia dos Estados e de outras bases de Segurança Pública e Justiça em relação aos seus dados detalhados.

A Guarda Civil Municipal de Praia Grande, por meio de guardas treinados, pode acessar dados sobre pessoas e veículos, tendo resposta imediata quanto à situação de veículos irregulares ou produto de ações delituosas e indivíduos criminalmente identificados. “A pesquisa era feita através da Polícia Militar. Com esse acesso faremos a pesquisa direta, com nosso próprio instrumento. Posso mencionar como exemplo, uma situação em que a viatura é acionada para atender uma ocorrência em um determinado local com usuário de drogas. A viatura vai ao local, aborda o indivíduo e faz uma pesquisa no sistema on-line que informa se ele é procurado, tem mandado de prisão, entre outros”, explica o comandante da Guarda Civil Municipal, Marco Alves dos Santos.

A Rede INFOSEG é um projeto da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, vinculado ao Ministério da Justiça.

Eficiência – Já no primeiro dia de funcionamento do INFOSEG, por volta das 16 horas, a Guarda Civil Municipal, deteve dois homens acusados de roubarem um aparelho celular de uma mulher no Bairro Mirim. A vítima identificou os homens que foram encaminhados à Delegacia Sede no Bairro Tupi. No caminho da Delegacia a GCM utilizou o INFOSEG que confirmou que um dos indivíduos era procurado por extorsão (CP-158).

INFOSEG - A Rede tem por objetivo a integração das informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização, como dados de inquéritos, processos, de armas de fogo, de veículos, de condutores, de mandados de prisão, dentre outros entre todas as Unidades da Federação e Órgãos Federais.

A Rede disponibiliza informações por meio da internet em âmbito nacional, utilizando um Índice onde é possível acessar informações básicas de indivíduos. O detalhamento dessas informações é acessado, a partir de uma consulta inicial no índice, diretamente nas bases estaduais de origem, mantendo a autonomia dos estados em relação as suas informações detalhadas. A rede INFOSEG concentra em sua base de dados apenas as informações básicas que apontam para as fontes de dados dos estados, no caso das informações de processos, inquéritos e mandados de prisão.

A Plataforma da nova rede também permite a integração com qualquer tipo sistema, como é o caso das informações de veículos, condutores e armas, que disponibilizam o acesso ao usuário da Rede INFOSEG, de acordo com seu perfil de acesso, diretamente às bases do SINARM, RENACH e RENAVAM.

A forma de alimentação dos dados na base do índice nacional do sistema é feita por uma solução de atualização real time, onde, a medida que a base de dados do estado sofre uma atualização, é gerado um registro atualizado no Índice Nacional do sistema infoseg em tempo real. Atualmente 25 estados já atualizam dessa forma e os 02 estados restantes já estão em processo final para subir a atualização on-line. Dessa forma a base de dados do índice Nacional reflete a realidade das bases estaduais e as integra, facilitando o trabalho dos profissionais de segurança pública, justiça e fiscalização em todo o País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário