sábado, 25 de dezembro de 2010

GUARDA MUNICIPAL – CONCURSO ABRE 1.600 NOVAS VAGAS EM SALVADOR...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Confirmado para o início de janeiro 2011, sem data precisa, a realização do concurso para guarda municipal, que será realizado pela Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), órgão vinculado à Secretaria de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp).
Serão quase 1600 vagas e os candidatos já podem começar ou continuar estudando (aqueles que já é de praxe a preparação para concursos públicos). No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar documento de identidade, ficha de inscrição devidamente preenchida e comprovante de pagamento da taxa de inscrição, valorainda não divulgado. Também haverá a disponibilidade de inscrições via internet.

Ainda não saiu o edital, mas como em concursos anteriores, a exigência é de que o candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado, ter concluído o Ensino Médio (antigo 2° Grau), apresentando certificado de conclusão do curso devidamente registrado por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (sexo masculino), encontrar-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos, idoneidade moral e social e não possuir antecedentes criminais.

Geralmente a primeira etapa do concurso consta da realização da prova objetiva de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais (História, Geografia e Atualidades), de caráter eliminatório e classificatório. A segunda é a prova de títulos (classificatória) para os habilitados na etapa anterior. Já a terceira, para os habilitados nas duas etapas anteriores, constará de uma prova eliminatória de aptidão física e avaliação de perfil biomédico. Na última etapa, os candidatos vão ser submetidos a uma avaliação psicológica e exames médicos, ambos de caráter eliminatório.

A remuneração é de R$1.200, sendo que este valor poderá ser acrescido com a bolsa formação de R$400, projeto que é realizado pelo Ministério da Justiça em parceria com a Prefeitura do Salvador através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), desde outubro de 2008.

Desde 2007 que não acontece concurso deste porte na capital, e a organizadora da seleção será a Fundação Carlos Chagas (FCC), a mesma Instituição que realizou este último concurso. Desta forma, os candidatos podem estudar com base no conteúdo programático de 2007, mas além disto tem os testes físicos.

Esta etapa sempre elimina muitos concorrentes, sendo composta por teste dinâmico e estático de barra fixa, para homens e mulheres, respectivamente; abdominal; e corrida de 2.400m, de 13min (homens) e 15min (mulheres). Já no teste psicológico são avaliados personalidade, potencial de desenvolvimento cognitivo e aptidões.

Atualmente a Guarda é composta por 1.364 servidores, além de 60 profissionais cedidos de outros órgãos do município para atividades administrativas. Entre as atribuições dos novos guardas está a atuação na prevenção de atos contra os bens, instalações e serviços municipais

Nenhum comentário:

Postar um comentário