segunda-feira, 15 de março de 2010

S.Bernardo terá 240 câmeras de segurança até fim de 2010


Programa prevê integração entre o Samu, Defesa Civil e Departamento de Trânsito

Com a presença do secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreni, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), inaugurou nesta quinta-feira (03/03) o Centro de Monitoramento, que até o fim deste ano receberá imagens de 240 câmeras de segurança. Por enquanto, nove equipamentos estão em funcionament no bairro Alvarenga (oito) e no topo do Paço Municipal. O programa prevê ainda a integração do sistema com o Samu, DEfesa Civil e Departamento de Trânsito.

“Temos de combater a criminalidade com inteligência e racionalidade, e para isso é necessário que o município pense soluções para melhoria, que integram, que inibam e diminuam o índice de criminalidade nas cidades”, afirmou Balestreni.

De acordo com o prefeito de São Bernardo, segurança pública não é dever das prefeituras, mas há necessidade de interferência municipal. “A verdade é que o governo do Estado não tem capacidade para garantir a segurança pública dos municípios. Então, precisamos fazer alguma coisa para melhorar a qualidade de vida de cada cidadão”, afirmou o prefeito.

Até o momento, a integração das câmeras contou com investimento de R$ 804 mil dos cofres federais. Em contrapartida, o município contribuiu cedendo o espaço físico para o Centro de Monitoramento. “Para a finalização de todo o programa, o governo federal investirá, até o fim de 2011, R$ 20 milhões em segurança, o maior investimento na área na história do município”, esclareceu o secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Benedito Mariano. O secretário lembrou ainda que para eficácia do trabalho, a integração entre outros setores da sociedade é fundamental. “Com a integração, agentes do Departamento de Trânsito, do Samu e da Defesa Civil ficarão constantemente no centro de monitoramento, para poder atender as mais diversas demandas que apareçam”, acrescentou.

Nas salas de monitoramento, atualmente trabalham 14 pessoas. O objetivo é contratar mais 20 funcionários para monitorar os locais que foram indicados previamente pela Guarda Civil. “A prioridade das câmeras, a principio, são regiões escolares. Começamos com o bairro do Alvarenga, depois virá o Montanhão e assim, iremos instalando, de acordo com as demandas do município”, afirmou o secretário

Nenhum comentário:

Postar um comentário