segunda-feira, 15 de março de 2010

Diadema formaliza novas parcerias


Espaço para mais entidades foi aberto devido ao crescimento nas arrecadações

Foi firmada nesta sexta-feira (12/03) a assinatura do termo de parceria do Banco de Alimentos de Diadema com 12 novas entidades. A instituição abriu espaço para essas entidades receberem doações em virtude do aumento de arrecadação de alimentos. O prefeito Mário Reali, membros do Consead (Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Diadema), representantes das entidades já parceiras e das novas e o secretário de Segurança Alimentar da cidade, Pedro Soares, oficializaram o acordo.

O número de alimentos doados no primeiro trimestre de 2010 já chega perto do que foi recebido pelo Banco de Alimentos durante todo o ano de 2009. No ano passado, uma média de 12.553 pessoas foram atendidas em 67 entidades. Neste ano, esse número já chegou a 11.897 pessoas em 58 entidades.

O prefeito Mario Reali considera que o fortalecimento da economia no País e em Diadema contribui para que as empresas doem mais. "O perfil da população de Diadema é de trabalhadores, e foram eles que aqueceram a economia da cidade, possibilitando que as empresas se atentem ao poder dessa classe e passem a doar mais também. Grandes mercados e empresas são parceiros."

As entidades sociais sem fins lucrativos adicionadas à lista de parceiros do Banco que passarão a receber doações são: Lar Escola Jesuê Frantz, Associação Cultural, Assistencial e Educacional Macaé, Associação de Moradores do Núcleo Habitacional Fazendinha, Associação de Moradores do Núcleo Habitacional Jardim Rey, Associação Amigos de Bairro do Jardim Tijuco e Santa Terezinha, Paróquia Cristo Rey, Centro Cultural Afro Brasileiro Francisco Solano Trindade, Associação de Moradores do Núcleo Habitacional Santo Ivo, Associação Paulistana, Igrejas Adventistas do 7º Dia, Associação de Moradores do Núcleo Habitacional Marilene e Adjacências, Sociedade Amigos do Parque Galícia, Associação de Moradia e Preservação Ambiental de Vila Joaninha.

As entidades passaram por critérios e requisitos de seleção antes de firmarem parceria. Todas são de caráter social e promovem cidadania e autonomia de famílias inseridas no programa. Outros interessados devem entrar em contato com o Banco de Alimentos pelo telefone 4057-8008 ou com a Secretaria de Segurança Alimentar no telefone 4057-7434.

Segurança - O deputado estadual de Goiânia, Mauro Rubem, que é também presidente da comissão de direitos humanos da Assembleia Legislativa de sua cidade, esteve no evento do Banco de Alimentos. Ele está em Diadema desde a última quinta-feira (11/03), acompanhado de uma comitiva de 25 pessoas formada principalmente por agentes da guarda municipal de Goiânia. Diante do crescente índice de violência que assola sua cidade, o deputado veio conhecer a experiência de Diadema e buscar parceiros e possíveis soluções.

Para Rubem, um bom começo seria promover um outro horizonte para a guarda. "Os agentes da guarda precisam enxergar outras possibilidades de atuação e acho que Diadema é um bom exemplo nisso. É uma cidade que conseguiu reverter um quadro complicado de violência com treinamento, dedicação de profissionais e uma grande integração social. Preciso levar algo novo para a população de Goiânia, que está insegura."

No dia 20 de abril, o secretario de Defesa Social de Diadema, José Francisco Alves, e a coordenadora da Conferência Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, representarão Diadema em um seminário que debaterá violência e direitos humanos em Goiânia, a convite de Mauro Rubem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário