quarta-feira, 14 de julho de 2010

Varginha terá moderno sistema de vídeo monitoramento


PROJETO DE VÍDEO MONITORAMENTO JÁ ESTÁ EM FASE DE ABERTURA DE LICITAÇÃO, investimento está orçado em R$ 870 mil.






A Guarda Municipal e a Prefeitura Municipal de Varginha iniciaram neste mês de julho a análise e confecção do Edital de Licitação para a seleção de empresa para implantar um moderno sistema de vídeo monitoramento na cidade.


A implementação do projeto só foi possível graças ao convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Varginha e o Ministério da Justiça através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI).


O projeto, cujo investimento está orçado em R$ 870 mil, com contrapartida de 2% do Município, consiste na instalação de 24 câmeras nas principais praças, avenidas, ruas e trevos de acesso à cidade. Todos os pontos onde as câmeras serão instaladas são resultado de um trabalho minucioso e estratégico desenvolvido por uma equipe da própria Guarda Municipal.


As câmeras que possuem lentes de longo alcance, permitindo acompanhar movimentos constantes, com capacidade para captar, em detalhes, a placa de um veículo que esteja até 800 metros de distância, e ainda que giram 360º, ficarão conectadas a uma central de monitoramento, onde as imagens serão monitoradas 24 horas por uma equipe de Guardas Municipais, que empenharão as demais equipes para o atendimento das eventuais ocorrências. Além de coibir ações de violência, os guardas municipais poderão acompanhar em tempo real crimes que possam ocorrer.


Uma ampla área no prédio da antiga sede da Prefeitura Municipal de Varginha será adaptada para receber a Central e o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, órgão que pretende integrar todas as ações de segurança em Varginha e permitirá uma comunicação mais ágil, rápida e segura.


O sistema de vídeo monitoramento tem o objetivo de promover ações preventivas de segurança pública, fluidez ao trânsito e inibir danos ao patrimônio público. O sistema serve para maximizar as ações preventivas, repreensivas e também investigativas da polícia.


Os pontos de monitoramento poderão ser ampliados com o decorrer da instalação do projeto. Além da Guarda Municipal, a Polícia Militar, a Polícia Civil o Corpo de Bombeiros e a Policia Federal poderão ter acesso às imagens da Central de Vídeo Monitoramento, compondo o grupo chamado de GGI - Gabinete de Gestão Integrada.

Guarda Municipal prende homem com 50 quilos de maconha na rodoviária da capital


Um homem de 32 anos foi preso neste sábado (10) na rodoviária da capital, tentando embarcar em um ônibus para Montes Claros com tabletes de maconha. De acordo com aGuarda Municipal, de BELO HORIZONTE por volta das 11h, o homem foi visto em atitude suspeita comprando uma passagem para Montes Claros. Ele estava muito nervoso e despertou a atenção dos guardas de plantão. O suspeito foi monitorado até as 12h30, quando o ônibus ia partir.
O homem foi abordado ao embarcar, e não resistiu. Na mochila dele, foram encontrados 50 tabletes de maconha prensada de um quilo cada. A Polícia Civil foi acionada e levou o jovem para Divisão de Tóxicos. Ele contou que transportaria a maconha para Montes Claros e que lá um outro homem iria vender a droga.

Guarda Civil de Cotia apreende drogas no Parque São George


Uma denúncia anônima levou a Guarda Civil nesse domingo(11), à rua Nemitala, 261, no Parque São George, em Cotia.
Era por volta de 18 horas, quando os guardas civis Abade e Rose realizavam patrulhamento pelo bairro. Foi quando receberam uma denúncia por telefone de que um indivíduo conhecido como Danilo havia deixado uma sacola contendo drogas, na rua Nemitala.

Ao se dirigir para o local, ficaram a espreita, e foi quando surgiu um indivíduo, posteriormente identificado como D.B.H., de 20 anos, que se aproximou de um terreno baldio e pegou uma sacola.

Ao realizar a abordagem, os guardas verificaram que haviam no interior da sacola, 4 projéteis intactos de munição calibre 32 além de substâncias entorpecentes.

Foram encontrados 42 papelotes de cocaína, 95 porções de crack, e 47 trouxinhas de maconha.

O Guarda questionou se o rapaz pretendia vender tudo isso, e ele respondeu que sim, dizendo que pegou de uma pessoa conhecida como "Gordo". Foi dada voz de prisão ao rapaz e ele foi encaminhado ao DP de Cotia.

Segundo o Instituto de Criminalística de Taboão da Serra, os exames deram positivo para Cocaína (30,9gramas), Crack (18,8 gramas) e Maconha (100,6 gramas).

O rapaz foi preso em flagrante, e enquadrado no artigo da lei 11343/06 e recolhido à Cadeia Pública, onde permanecerá à disposição da Justiça. Foi ainda pedido perícia para os projéteis aprendidos.