domingo, 27 de junho de 2010

Paraná recebe o 21º Território de Paz do Pronasci


Curitiba, 18/06/10 (MJ) - O bairro do Guatupê, no município de São José dos Pinhais é a primeira comunidade do Paraná a receber o Território de Paz e a 21ª a receber a ação direta do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Com grande participação da população, o evento confirma a presença do Pronasci na região metropolitana de Curitiba e a parceria entre governo, estado e município que tem o objetivo de combater os altos índices de criminalidade e desenvolver a cultura de paz.

Segundo os organizadores, mais de duas mil pessoas compareceram à cerimônia de instalação do território. O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, marcou presença e, em discurso, elogiou o Território de Paz destacando os projetos Mulheres da Paz e Protejo (Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável). “Nós vamos investir em 240 jovens do Protejo, transformando esses jovens em agentes de paz. Investiremos também em 150 mulheres da paz que vão transformar a realidade em que vivemos”, acrescentou o ministro.

Na área do evento, foram montados estandes com a participação de municípios da região metropolitana de Curitiba. Além da capital paranaense, estavam presentes as cidades de Araucária, Piraquara, Colombo, Almirante Tamandaré, Pinhais, Piraquara e Fazenda Rio Grande e seus respectivos prefeitos.

Além do secretário executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira, participaram da instalação do Território de Paz, o secretário executivo do Ministério da Justiça, Rafael Favetti, e o representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny. Todos foram enfáticos na importância da disseminação da cultura de paz como forma de transformar um ambiente violento.

À frente do Pronasci desde sua criação em 2007, o secretário executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira, revelou valores dos recursos do Programa. “Estamos destinando ao estado do Paraná, considerando os anos de 2009 e 2010, R$ 64 milhões. Aproximadamente R$ 7 milhões serão usados para o Território de Paz de São José dos Pinhais”.

Com 280 mil habitantes, São José dos Pinhais é o segundo município mais populoso da região metropolitana de Curitiba. Seus índices de violência estão crescendo e segundo dados do Ministério da Saúde, a taxa de homicídio é de 40 para cada 100 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário